"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."
Romances Histórico, Séries, Filmes e Animes, enfim, tudo de ficção histórica, aqui! Leia e participe!

domingo, 15 de março de 2015

[ANIME HISTÓRICO] Gifuu Doudou: Kanetsugu to Keiji

"Em suma, a honra consiste em viver de maneira bela"

ASSISTA ONLINE AQUI (Anitube)


PALAVRAS - CHAVE:  História do Japão - Século XVI - Samurai - Toyotomi Hideyoshi - Ieyasu Tokugawa - Unificação do Japão - Honra Samurai


SINOPSE OFICIAL:Escondendo dentro de seu coração o segredo da filha ilegítima de seu senhor enquanto arrisca sua vida para protegê-lo, o chefe de retenção de Uesugi Kenshin, Naoe Kanetsugu, une-se com o lendário guerreiro conhecido como o Homem Selvagem, o mais infame de todos, Maeda Keiji. Uma vez nunca desistindo não importando o inimigo, Kanetsugu e Keiji continua a brilhar através dos últimos dias turbulentos da era dos Reinos Combatentes, lutando fielmente pela justiça e seu próprio modo de vida.


COMPREENDA O CONTEXTO HISTÓRICO: Se você ainda não conhece a história do Japão continue lendo em seguida. Se já é familiarizado com a História e nomes importantes do Japão pule lá para o fim do post.
(A SINOPSE NÃO EXPLICA ABSOLUTAMENTE NADA DO ANIME!!!)



ATENÇÃO! LEIA ESSE PARÁGRAFO SE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE NADA DA HISTÓRIA DO JAPÃO... Afinal, esse foi meu primeiro anime histórico e pode ser o seu também.
Não pretendo fazer o resumo de toda a História do Japão, não. Mas, se você quer entender o anime, é necessário que conheça o mínimo possível do contexto histórico.


-------------------------

Posso dividir a explicação basicamente em 7 pontos para ficar mais fácil.

1º - Se você já estudou a Idade Média, lembrará que a Europa era marcada por um sistema chamado Feudalismo, em que os grandes proprietários de terra tinham poder quase absoluto em seu território e não eram todos subordinados ao Rei. Era assim o Japão também, um Feudalismo quase idêntico ao da Europa, vários feudos espalhados pelo território.




2º -  No Japão da época em que se passa o Anime (ano de 1590... por aí), existia um Imperador, que era apenas símbolo do poder e não mandava em praticamente nada! Mas, existia, também, um Xogum, um espécie de General-mor que era quem realmente deveria mandar no Japão.



3º - Apesar de o Xogum ser aquele que DEVERIA governar o país, na ÉPOCA DO ANIME, ELE NÃO TINHA FORÇA O SUFICIENTE. Quem mandava MESMO eram os senhores de terra espalhados pelo país todo. Exatamente como na Europa.



4º - Lembra que na Europa a Idade Média durou mil anos? A "Idade Média" do Japão começou aproximadamente em 1467 e foi até 1573. Esse período foi marcado principalmente pelas guerras de senhor contra senhor, numa briga constante para dominar uns aos outros e assumirem o poder da nação. Por isso, esse período ficou conhecido como SEGONKU JIDAI, que significa PERÍODO DOS ESTADOS COMBATENTES.



5º - O homem que pôs fim a esse período de Guerras se chamava ODA NOBUNAGA que também era um senhor de terra, e que queria UNIFICAR O JAPÃO. Então, em 1573, depois de muitas vitórias militares, Nobunaga era amado e odiado por muitos, e considerado o verdadeiro líder do povo japonês, embora não fosse Imperador ou Xogum. Um dos maiores inimigos de Nobunaga foi UESUGI KENSHIN (que por ser um Guerreiro muito hábil, foi considerado a encarnação do deus da guerra budista Bishamonten, e NO ANIME, JUROU CELIBATO. Ou seja, jurou não se casar e não ter filho, justamente por ser um deus).


MAPA DAS PROVÍNCIAS DO JAPÃO NA ÉPOCA DE ODA NOBUNAGA E DE SEU INIMIGO UESUGI KENSHIN.
Conseguem ver as terras de Kenshin, Echigo? Do lado direito da imagem há uma ilhazinha SADO. Logo abaixo está Echigo.




6º - Em 1582, ainda em luta para unificar totalmente o Japão, Nobunaga foi traído por um de seus generais e morto. (Essa foi a maior sacanagem da História do Japão) 
O poder caiu nas mãos de outro general de Nobunaga chamado Toyotomi Hideyoshi, que, humildemente não se tornou Xogum ou Imperador, mas, dizia-se ser o Conselheiro Chefe do Imperador (kanpaku) e assim controlava a nação.



7º - Apesar de Toyotomi Hideyoshi ser o chefe incontestável, cada província tinha seu senhor ainda. Na prática, cada senhor (ou cada clã) era rei em seu próprio território, mas, todos eles tinham que se curvar diante de Hideyoshi.

-------------------------


FIM! O Anime começa quando Hideyoshi quer (e quer muito!) invadir e conquistar a província de Echigo, que pertencia ao clã dos Uesugi (cujo chefe, Kenshin, tinha sido inimigo ferrenho de Nobunaga, mas, que nessa época já estava morto). O PERSONAGEM PRINCIPAL DO ANIME é um dos "generais" do atual senhor de Echigo, NAOE KANETSUGU.

Como Hideyoshi não tem coragem de atacar diretamente os Uesugi, só lhe resta uma alternativa: criar contendas internas (até parece mulher esse Hideyoshi...). Daí, ele começa a "acusar" o personagem principal NAOE KANESTSUGU de ser filho ilegítimo do Uesugi Kenshin, o ex-chefe que tinha jurado celibato. Se a acusação de Hideyoshi for comprovada, vai ter muita confusão interna e muita guerra e morte, que é tudo o que NÃO PODE acontecer porque senão Hideyoshi invade e faz a festa.

O lindo Hideyoshinho à espera de uma contenda interna entre os Uesugi para poder atacar.










ANIME MUITO RECOMENDADO! VOCÊ ENTENDERÁ O QUE ERA SER SAMURAI!
ASSISTA E COMENTE!

segunda-feira, 2 de março de 2015

[FILME HISTÓRICO] Alexandria (ou Ágora)




"Reserve seu direito a pensar, mesmo pensar errado é melhor do que não pensar."
(Hipátia - Filósofa e Matemática, protagonista do filme)

ASSISTA ONLINE: AQUI (Megafilmes)

PALAVRAS - CHAVE: Fim da Antiguidade Clássica - Egito - Cristianismo x Paganismo - Perseguição religiosa - Filosofia neoplatônica - Astronomia - Biblioteca de Alexandria


SINOPSE OFICIAL: Sob o domínio Romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Entre o conflito, a bela e brilhante astrônoma Hypatia (Rachel Weisz) lidera um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria. Dois deles disputam o seu amor: o prefeito Orestes (Oscar Isaac) e o jovem escravo Davus (Max Minghella). Entretanto, Hypatia terá que arriscar s sua vida em uma batalha histórica que mudará o destino da humanidade.
(Filme lançado em 2009|125 minutos)

COMPREENDA O CONTEXTO HISTÓRICO: Alexandria no Egito, final do século 4 a.C., era considerada a capital intelectual do mundo. Estando submissa ao Império Romano, esta brilhante cidade reunia vários cientistas, filósofos, e crentes de várias religiões (o que ocasiona algumas contendas religiosas).
O Cristianismo a cada dia crescia, principalmente neste século 4, que é marcado pela tolerância e oficialização desta religião em todo o Império Romano.
O filme tem início no reinado de Teodósio (378-395), e, portanto, as antigas religiões pagãs passam a ser perseguidas e, aos poucos, eliminadas.




COMENTÁRIO (RESENHA):


  • O filme narra a História de Hipátia, que foi, realmente, uma filósofa que viveu em Alexandria, e, que fez uma descoberta muito importante em relação ao movimento dos planetas (assista o filme e saberá hehe!). No decorrer da História, sempre se vê Hipátia buscando a solução para o movimentos dos atros e suas descobertas.
  • A estória do filme (da paixão do aluno e do escravo por Hipátia) também é bem legal, e não atrapalha em nada a historicidade do filme.
  • Uma das principais questões é mostrar as intrigas entre judeus, cristãos e os seguidores da religião de Serápis (que seria o deus principal do Egito neste período; é um deus heleno-egípcio).
  • Pra quem tem o interesse no Cristianismo primitivo, o filme apresenta o que seria uma irmandade cristã cujos membros eram chamados de Parabolanos.

FILME ALTAMENTE RECOMENDADO! 
Garanto que a discussão sobre o geocentrismo/heliocentrismo vai lhe deixar bem interessado nesta questão.
O cristianismo apresentado no filme também lhe chamará a atenção por não ser, exatamente, aquilo que se acha que os cristãos deveriam fazer.

Assista e comente! Um grande abraço!