![]() |
"Reserve seu direito a pensar, mesmo pensar errado é melhor do que não pensar." (Hipátia - Filósofa e Matemática, protagonista do filme) ASSISTA ONLINE: AQUI (Megafilmes) |
PALAVRAS - CHAVE: Fim da Antiguidade Clássica - Egito - Cristianismo x Paganismo - Perseguição religiosa - Filosofia neoplatônica - Astronomia - Biblioteca de Alexandria
SINOPSE OFICIAL: Sob o domínio Romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Entre o conflito, a bela e brilhante astrônoma Hypatia (Rachel Weisz) lidera um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria. Dois deles disputam o seu amor: o prefeito Orestes (Oscar Isaac) e o jovem escravo Davus (Max Minghella). Entretanto, Hypatia terá que arriscar s sua vida em uma batalha histórica que mudará o destino da humanidade.
(Filme lançado em 2009|125 minutos)
COMPREENDA O CONTEXTO HISTÓRICO: Alexandria no Egito, final do século 4 a.C., era considerada a capital intelectual do mundo. Estando submissa ao Império Romano, esta brilhante cidade reunia vários cientistas, filósofos, e crentes de várias religiões (o que ocasiona algumas contendas religiosas).
O Cristianismo a cada dia crescia, principalmente neste século 4, que é marcado pela tolerância e oficialização desta religião em todo o Império Romano.
O filme tem início no reinado de Teodósio (378-395), e, portanto, as antigas religiões pagãs passam a ser perseguidas e, aos poucos, eliminadas.
O Cristianismo a cada dia crescia, principalmente neste século 4, que é marcado pela tolerância e oficialização desta religião em todo o Império Romano.
O filme tem início no reinado de Teodósio (378-395), e, portanto, as antigas religiões pagãs passam a ser perseguidas e, aos poucos, eliminadas.
COMENTÁRIO (RESENHA):
- O filme narra a História de Hipátia, que foi, realmente, uma filósofa que viveu em Alexandria, e, que fez uma descoberta muito importante em relação ao movimento dos planetas (assista o filme e saberá hehe!). No decorrer da História, sempre se vê Hipátia buscando a solução para o movimentos dos atros e suas descobertas.
- A estória do filme (da paixão do aluno e do escravo por Hipátia) também é bem legal, e não atrapalha em nada a historicidade do filme.
- Uma das principais questões é mostrar as intrigas entre judeus, cristãos e os seguidores da religião de Serápis (que seria o deus principal do Egito neste período; é um deus heleno-egípcio).
- Pra quem tem o interesse no Cristianismo primitivo, o filme apresenta o que seria uma irmandade cristã cujos membros eram chamados de Parabolanos.
FILME ALTAMENTE RECOMENDADO!
Garanto que a discussão sobre o geocentrismo/heliocentrismo vai lhe deixar bem interessado nesta questão.
O cristianismo apresentado no filme também lhe chamará a atenção por não ser, exatamente, aquilo que se acha que os cristãos deveriam fazer.
Assista e comente! Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário